2005-02-19

Huminante

O mundo é um relógio bizarro... as vezes acho que estamos todos conectados e girando apenas para fazer a coisa toda funcionar.

Será que somos livres ?
Parece que é exatamente isso que nos diferencia na natureza, sendo capazes de alterar o nosso destino ao invés de ficarmos "à mercê dos dias, do tempo" (Goethe).

Uma caracteristica particular dessa liberdade é o raciocínio, virtude a qual tanto nos envaidecemos e que nos permite questionar e julgar tudo que existe. Mas esta poderosa inteligência pode revelar pouco além da sua própria existencia, pois ela está presa pelos sentidos neste universo de ilusões e trevas.

Mesmo com esta cruel limitação, conseguimos partir de paus e pedras e chegar a outros planetas, entre outros feitos igualmente louváveis. Acredito que esta habilidade de questionar além da curiosidade cotidiana faz parte da essencia do que nos faz ser humanos, ao invés de pedras ou chimpanzés.

Então, porque ao invés de assumirmos esta condição humana e vivermos num mundo cheio de Newtons, Humes e Bakunins, cada vez mais nos parecemos com as maquinas que criamos ? Porque nadamos contra a correnteza de criatividade que nos é inata ?
Porque nos fazemos assim !

Desde cedo, a curiosidade infantil é tratada com censura ou demérito e , na escola, tudo que nos são dadas e cobradas apenas as respostas; sendo que as perguntas certas é que interessam.
Pra que aprender a marcar pontos no plano cartesiano e não saber do seu criador, seus amigos racionalistas e o mundo de então ?

Acredito que cada pergunta deveria levar apenas à próxima, tornando o aprendizado algo prazeiroso, ao invés de opressor e difícil e que muito dos problemas que temos é por essa nossa insistência em lutar contra esse e outros instintos tão naturais.

Nao sei se somos livres, ou se o pensamento é algo tão orgânico e material quanto nossas fezes. De qualquer forma, melhor colocar ambos pra fora.

2005-02-18

Tudo bem ... até pode ser que os dragoes sejam moinhos de vento...
Muito prazer, ao seu dispor se for por amor às causas perdidas.

Ducaralho essa !

2005-02-15

Kayleigh ?


É muito tarde pra pedir desculpas ?
Poderiamos ficar juntos de novo ?
Não posso continuar fingindo que o fim foi natural.

Não achei que fosse sentir sua falta
Achei que seriamos pra sempre amigos
Diziamos que nosso amor seria eterno
Então como chegamos a este final amargo ?

Quero apenas pedir desculpas,
Mas estou muito assustado para ir ao telefone,
E ouvir que voce achou outro amor
pra corrigir nosso lar incompleto.

Ainda estou tentando escrever aquela canção de amor,
É mais importante pra mim agora que voce se foi,
Talvez ela prove que estavamos certos,
ou que eu estava errado.

Voce se lembra ?