2004-12-23

Socrástico

Algo que me deprime: Cinquenta jovens no auge da criatividade enclausurados em uma sala enquanto o professor vomita a aula. Todos preocupado com a prova, qualquer que seja. Será que o culto à ignorancia da sociedade é fruto do nosso mecanismo de ensino alienado ? ou será que é o contrário ?

Me farei de exemplo.
Quando estudei filosofia no colégio, Sócrates foi meramente abordado. Nada além de seu pensamento crítico, afinal, os pensadores "modernos" eram bem mais interessantes.
Vejamos um pouco mais sobre esse cidadão grego:

Ele criticava muito a oligarquia dos espartanos e a democracia pacífica ateniense, pois nenhum deles servia como regimento adequado ao povo. A tensão entre os regimes, entre outros fatores, culminou na derrota dos gregos por Alexandre em 336 a.c. e, depois disso, a conquista romana.

Será que se as críticas de Socrates aos dois regimes tivessem sido houvidas, poderia ter surgido um regime diferente e evitado a vitória de Alexandre ? Como consequencia disso, os romanos provavelmente não construiriam seu império e o despotismo da fé que domina nossa sociedade até hoje. Infelizmente, Sócrates também questionou seus deuses e foi condenado a morte, por corromper os jovens com suas idéias e passou a existir apenas como alvo da comédia de Aristófanes.

O quão atual é essa discussão ? Pra que essa viagem ?

Quando, em Aristófanes, para responder pelos votos da democracia, procura-se um chefe vulgar e de pouca educação, um vendedor de carnes é encontrado. Indagado se save ler e escrever ele responde: "Um Pouco". É o que basta para obter o voto do povo." parece familiar ?

E quanto aos romanos, que baniram diversos livros (os evangelhos apócrifos) da publicação original da bíblia para estabeler a igreja e banir todas outras crenças. Este tema está não só na super-interessante deste mês, mas no Codigo Da Vinci e em todos os caça-níqueis que o seguiram. Em que você acredita ?

A democracia, questionada por se a ditadura da maioria. Ela pode lhe parecer confortável hoje. E se você tivesse nascido negro e optasse pela homossexualidade ? E se fosse anão, careca, soropositivo e deficiente físico ? provavelmente teria uma vida um pouco mais agradável que de uma samabaia, a não ser que fosse palmeirense. Nesse caso a planta sofreria menos. Brincadeiras a parte, homossexuais no Brasil não podem se casar, receber herança e muitas outras restrições que, agora que são uma minoria maior, começam a movimentar a sociedade.

Quanto ao grande Alexandre, ele está reincarnado por Colin Farrell numa megaprodução das telonas, a estrear. De repende, dois milênios e meio depois, o pensamento de Sócrates é atual como o jornal de amanhã.

Quanto mais interesse poderia ser despertado se não fossemos submetidos a injeções isoladas de conhecimento, mas vissemos a historia, geopolítica e artes juntas, com suas trocas e influências ?
Quanta criatividade poderia ser usada para melhorar nossa sociedade ao invés de aliená-la ?

Melhor parar de perguntar. Cicuta me dá gases...

2004-12-19

Vendo tantas atrocidades sociais, é dificil não tentar entender o mundo pervertido em que vivemos. Entretanto, fazemos isso como na fábula dos cegos tentando entender o elefante.

Agarramos uma perna com a maioria dos outros cegos, a convencionamos como verdade e execluimos os loucos que dizem que o elefante é um rabo. Não tenho a pretensão de ver todo o paquiderme, mas luto contra a minha cômoda deficiencia.

Não me sinto culpado pelas crenças, lugares e pessoas que deixei. Apesar de nerd convicto, tenho prazer na sátira que o passado faz de nós, através dos séculos de história repedita. Não me importa se é pelo helenismo, tecnologia ou bridget jones, desque não seja permanente. Afinal, de que adianta o livre-arbítrio que nos diferencia dos outros animais, senão para mudar, descobrir novos sabores e amar novamente ?