2005-02-20

Liberdade

O que me atormenta é o seguinte...
Quando decidimos, pensamos ou aprendemos; o fazemos baseado em conhecimentos pré-existentes e a partir deles decidimos, aferimos ou descobrimos algo novo para nós.

Exemplo:
Ao pensar se vou comer batatas agora, levo em conta se estou com fome, com vontade, gordo e que horas são agora.

Acontece que cada um destes fatores foi igualmente definido pelo mesmo processo. Normalmente as nossas escolhas são muito mais complexas, envolvendo fatores inconsientes, intuitivos e emocionais. Mas mesmo que não conheçamos os fatores base para uma decisão, nao significa que eles não existam. Aredito que eles existam em grande número e complexidade, nos tornando tão imprevisíveis quando o local onde cairá a próxima gota de chuva.

Assim como a gota de chuva não escolhe aonde irá cair, talvez o que somos seja apenas o resultado de uma sequencia complexa de fatores naturais e organicos, não só a partir da nossa existência, como da de nossos pais e seus antecessores que culminaram no "eu" atual.

Tal pensamento nos remete à questão da existência ou nâo de uma causa primordial ou se apenas tudo sempre existiu. Independente de qual seja a avaliação desta questão, a causa primordial da nossa existencia ocorreu antes de existirmos. Como acredito que não optamos por existir e nem podemos interromper nossos pensamentos, talvez eles sejam apenas um processo biológico sucessivo e totalmente fora do nosso controle, nos levando a estar tão a mercê do tempo quanto os chimpanzés e tão "livres" quanto as pedras.

Entretanto, não consigo deixar de crer que existe algo além da fé que pode ajudar a resolver tal dilema...