2006-04-30

Mama, I'm Comming Home

Bauru ou Big Mac?
[musica]
Acho que nunca vou decidir. Um singelo bauru, feito com esmero, é um prazer sublime. Toda boa pessoa lembra de um sanduíche, feito pra namorada, pro domingo a tarde ou só pra matar a larica mesmo. O ponto é que ele é único, simples, maravilhoso e fez toda a diferença. Tipo o google.

Mas o elaborado Big Mac é um oponente cruel. Ele já te esperava 30 segundos antes de você chegar. Seu preparo cirúrgico culminou em um sabor que, apesar da semelhança com o isopor, agrada 98.7% dos humanos. O resto prefere cheddar. Apesar de fazer parte da minoria, quando vejo aquele palhaço amarelo, sei exatamente o prazer que me espera.

Esta decisão tem muito a ver com...

Qualidade de vida
Dois substantivos dificeis de entender. Posso ler Crosby, Deming, Juran, Ishikawa e todos outros e, ainda assim, continuar sem entender bem o que é essa tal de qualidade. Ao tentar entender a vida, aí sim me sinto um merda.

Acho que qualidade de vida pode ser viver até os 92 a base de bauru ou até os 29 a base de big mac. Depende do que se quer, e é este o problema. Descobrir o que eu quero tem sido bem mais dificil que conseguir. Mas duas coisas eu sei que quero:

Ser antes de Ter
Acho que ninguém fica rico querendo ser rico. Talvez porque o desejo de consumo leve ao consumo imediato e aquisição de passivos, ao invés do acúmulo de ativos e gração de riqueza. Ou simplesmente porque é dificil mesmo.

O ponto é que nunca dei muita bola pra dinheiro. Talvez porque mesmo tendo passado por perídos dificeis, nunca passei fome ou fiquei sem teto. Minha preocupação sempre foi primeiro com as pessoas e com o aprendizado que com o sário em si. Lógico que eu gosto da grana e dos brinquedos que vem com ela, mas eu prefiro tentar ser uma pessoa boa antes de ser uma pessoa rica.

Outra coisa é que, pra mim, uma coisa importante é ser livre.

Liberdade
Não quero a falta de restrições. Isso é utópico e não me serve.
O que eu quero é escolhe-las. Isso tem um preço alto, mas eu estou disposo a trocar todas as opções metropolitanas por algumas opções provincianas, que creio apontar ao que quero ser.

É por isso que voltarei.

Times have changed and times are strange
Here I come, but I ain’t the same
Mama, I’m coming home