2008-05-08

The Awful Truth




.....
I'm one card short of a full deck
I'm not quite the shilling
One wave short of a shipwreck
I'm not at my usual top billing

I'm coming down with a fever
I'm really out to sea
This kettle is boiling over
I think I'm a banana tree

Oh dear, I'm going slightly mad
.....

2008-05-06

Sedução Evolutiva (ou: será que tou lendo Dawkins demais?)

O algoritmo sapiens de sedução, no gênero masculino em particular, é intrigantemente simples. O macho alfa apresenta comportamento agradável e surpreendente, genuíno ou simulado, ao parceiro beta aumentando a probabilidade α de cópula. Entretanto, esta escolha entre genuíno ou simulado não é nada trivial.

Dissimular os comportamentos que maximizam α é cronicamente inviável. É até possivel apresentar-se como multimilionário ou estrela do rock, mas raramente se dispõe dos recursos necessários para sustentar o papel pelo tempo suficiente. Sendo assim, a melhor chance de reprodução sexuada é identificar em um parceiro específico quais são os comportamentos de possível ou necessária dissimulação que melhorem suas chances. Se a farsa não for desfeita, ou tornar-se genuína, o relacionamento se estabelece e Darwin fica feliz.

Infelizmente, tais ocasiões são raras. Normalmente o resultado são mágoas e decepções. Sendo assim, a melhor chance do comportamento dissimulado, popularmente denominado cafajeste ou anti-cafajeste (Biasi, 2008), é a falha rápida. Quanto antes for detectada a incompatibilidade, maior a quantidade de relacionamentos ao longo da vida e a probabilidade de sucessão. Por isso, mesmo com α pequeno em relacionentos superficiais individuais, a chance de reprodução é alta, dada a quantidade de tentativas. O problema é com esta abordagem é a angústia gerada pelos vazios e infrutíferos relacionamentos , que pressiona o macho a mudar de estratégia.

A sinceridade, apesar de sua execução mais simples, também é melindrosa. A idéia é apresentar, genuinamente, suas melhores qualidades e, no máximo, omitir os inconvenientes. Dada a exposição a um número suficiente de parceiros candidatos, eventualmente o acasalamento ocorrerá e com α maior, dada a pouca probabilidade de decepções e a não necessidade de maximizar o número de encontros. O problema é que a reprodução sexuada é assistida por hormônios, com efeitos conhecidos como "amor" ou "paixão", que são urgentes demais para aguardar o eventual interesse do parceiro candidato, ainda mais sob ameaça da competição. Isso tenta para o abandono da sinceridade e adoção da postura ativamente dissimulada.

Sendo assim, a maior tentação e risco das duas estratégias e trocar de opção. Assim como trocar de filas não levam ao caixa ou melhoram desempenho no trânsito, o chaveamento de tática, consciente ou não, reduz em muito a probabilidade de reprodução. O período de adaptação e a desabilidade com o novo cenário desfavorecem o individuo em grupos tão competitivos. O estado da arte deve residir então em balancear as duas abordagens, chegando a um nível suportável de cafajestice e mantendo-se genuíno pelo menos aos princípios fundamentais.

Entretanto, meu amigo, uma conclusão é certa. Nenhuma racionalização será capaz de desengasgar essa bola de pêlo. Nem o mais alto monge está livre do desejo, nem que seja pelo desapego e iluminação em si. Fico então com esta dúvida que, por enquanto, é benção.
Antônimo

Antônio já nasceu errado, faltando esse M.
Usava óculos, mas queria piercing.
Queria bacon, mas comia salada.
Achava que tinha atitude, mas era tímido.
Casou-se com Raquel, mas amava Joana.
Pensava com clareza, mas estava confuso.
Morreu, ao contrário de amar,
Vivendo as consequëncias de tudo que não fez.

Da série: Metafora, Terceira Pessoa, Superlativo