2007-06-15

A perversa indústria de software

Não, não é (só) sobre a Microsoft. É que eu assisti mais um vídeo sobre qualidade, do Douglas Crockford, onde ele lembra que estamos a 40 anos na famosa "Crise do Software". Mas ao contrário dele, e de outros, eu não acredito que o problema seja a natureza do software, complexidade, gerenciamento, ferramentas ou linguagens. A minha teoria é muito mais simples - quem pode resolver o problema, não quer.

Se fazer software subitamente se tornasse algo rapido, simples e eficiente, fatalmente o nível de preços cairia, seres humanos poderiam entender o que acontece na misteriosa cripta de TI e a necessidade de reinventar a roda todo ano seria, no mínimo, questionada. Certamente, isso não é algo que a muitas empresas de software gostariam.

Pense no Java (ou C#, tanto faz). Tecnicamente, uma das piores linguagens de programação que já foi criada. Mas depois de poucas semanas de treino, até a porta da sala consegue programar. Isso gera uma "comunidade" gigante, gerando toneladas de código e $$, eventualmente ambos de qualidade. Mais ou menos como a comunidade de usuarios de teclados QWERTY, muito popular, mas originalmente projetado para atrasar a digitação. Como nenhuma companhia quer ficar presa à um pequeno grupo de nerds que falam apenas Klingon e Smalltalk, eles acabam sendo muito bem pagos para compensar o trabalho mediocre, ou mudam de trabalho mais que de cuecas, ou fundam o Google.

Resumindo, a "crise" gera toneladas de $$, de programadores individuais a grandes empresas. Por isso ela existe há 40 anos e eu acredito que vai durar mais 40.

2007-06-10

Noruega

Às vezes um cogumelo te faz pensar... do que eu percebo, o que é real e o que eu mesmo crio? Para minha surpresa, a Bélgica realmente existe. Mas tenho sérias dúvidas sobre a Noruega.
As belezas naturais são imbatíveis. Pra começar, tem ilha, montanha, praia e floresta, tudo junto ou separado. Oitenta beldades pra cada tilanga. Parques maravilhosos ao sol, inclusive às três da manhã. Tem até luz colorida de noite, que dura seis meses. Fenômeno magnético? Tá bom...

Mas quanto melhor o lugar, mais estranho eu me sinto. A felicidade, não a do turismo, mas aquela da gratidão, tem que conviver com a solidão, a saudade e a vontade de compartilhar cada momento com as pessoas que eu amo.

A verdade, Sarah, é que meus dias são longos demais sem você.

Fotos da Bélgica e Amsterdam
Fotos da Noruega