2008-07-01

Corolário (leia o post anterior primeiro)

Se o que define a arte, e sua profunda relevância, são os sentimentos dos quais é produto, então é infrutífero tentar classificar isso ou aquilo como arte, uma vez que não importa o que se faz, mas como é feito. O que reforça a afirmação que originou este post: os meios (como) justificam os fins (o quê). Note que isso não é antônimo ao maquiavélico vice-versa, uma vez que sem fins, os meios não são. Isso esclarece porque as pessoas de plastico, mesmo quando cantam, não produzem arte e porque para o artista este oficício é tão natural.

Alguem poderia me dizer se este pensamento é internamente consistente ou tautológico?
O Estado da Arte

Porque esta expressão é tão buscada na engenharia, uma disciplina reconhecida como sendo praticamente o oposto da expressão artística?

Para quem concorda comigo que os meios justificam os fins, não é dificil concordar com Nietsche: O mundo só se justifica esteticamente. Não há qualquer ordem a priori que justifique nossa existência. O terror de não tê-la (ou de não sê-la), só pode ser superado por esta transvaloração, pela aceitação da estética, da arte e do humano como fundamento da verdade.

A bagunça química que culminou na maquina de sobrevivência que somos gera reações recorrentes, às quais convenientemente rotulamos como sentimentos e suas especializações. Os artefatos subprodutos destas reações, creio que podemos chamar de arte. E é importante notar sua mais forte geradora: a vaidade.

Certamente, a busca da maioria dos artistas é a alimentação da sua vaidade pela aceitação do maior número possivel de outros humanos, além dos óbvios benefícios decorrentes. Para outros, entretanto, o objetivo parece o contrario. Se apreciado pela profunda beleza da simplicidade de um trabalho complexo, mesmo que por um ou dois, isso basta para encher os bolsões de vaidade deste artista. Este, que como o burro da cenoura, vive sedentamente a busca pelo próximo passo. Pelo melhor possível. Pelo "Estado da Arte". É este o caminho dos cientistas, engenheiros e músicos de rock progressivo :)

Isso ou eu estou realmente frustrado por não tocar guitarra.